Reinicia amanhã no STF discussão sobre constitucionalidade o uso da TR para correção

ADC 58 está na pauta do dia 09 de Dezembro do STF


O Supremo Tribunal Federal reinicia amanhã (09) a discussão sobre qual índice deve ser aplicado para a correção de dívidas trabalhistas: Taxa Referencial (TR) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).


Pensou em Cálculos Judiciais e Cálculos Trabalhistas pensou em QUALICONT. Clique e saiba +



Os ministros analisarão as ações declaratórias de constitucionalidade ajuizadas pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), pela Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic) e outras duas entidades de classe.

Elas buscam a declaração de constitucionalidade dos artigos 879, parágrafo 7º, e 899, parágrafo 4º, da CLT, com a redação dada pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017), e do artigo 39, caput e parágrafo 1º, da lei de desindexação da Economia (Lei 8.177/91). Os dispositivos, em suma, preveem que deve ser usada a TR.


Reflexo da reforma

Em 2016, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu o fator a ser usado em débitos trabalhistas é o IPCA-E. Antes, o cálculo era feito pela TR. A decisão baseou-se em julgados do Supremo, que declarou a inconstitucionalidade da expressão "equivalentes à TRD", contida no artigo 39 da Lei da Desindexação da Economia (Lei 8.177/91).

Embora os julgados do STF se referissem a casos de precatórios, a corte trabalhista, na ocasião, declarou a inconstitucionalidade "por arrastamento" da incidência de TR sobre débitos trabalhistas.

A reforma trabalhista de 2017 acrescentou novo capítulo à história, porque passou a determinar o uso da TR (no parágrafo 7º do artigo 879 da CLT, por exemplo). No ano passado, mais reviravolta: a MP 905 restabeleceu o IPCA-E. Mas ela foi revogada por outra MP (a 955), de 20/4/20.


CLIQUE AQUI E VEJA A PAUTA DE AMANHÃ NO STF



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

A empresa Grupo QUALICONT foi fundada em 2005 e atua nas área de Cálculos Judiciais e Contabilidade. Estamos presentes atualmente em 17 Estados e já trabalhamos em mais de 50 mil processos judiciais e extrajudiciais.

Siga o #GrupoQUALICONT nas redes

  • Grupo QUALICONT NO YouTube
  • SoundCloud ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Grupo QUALICONT, desde 2005 com você a qualquer hora e em qualquer lugar!