FAQ - Perguntas e Respostas
Quais são os tipos de certificados digitais em termos de armazenamento?
Certificado A1 - é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano.
Certificado A3 - é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Tem validade de 1 a 5 anos.
Quais são os tipos de certificados digitais em termos de utilização prática?
e-Jurídico(e-OAB) - O Certificado OAB é emitido exclusivamente para advogados que estão inscritos de forma regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele viabiliza o peticionamento eletrônico e diversos outros serviços na esfera digital, como assinar documentos, enviar a Declaração do Imposto de Renda, entre outras aplicações.
e-Médico - É o certificado digital de pessoa física (PF), modelo A3, válido por três anos, exclusivo para médicos regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).
e-CPF - É a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. Pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações
e-CNPJ - É a Identidade Digital da Pessoa Jurídica no meio eletrônico, que viabiliza a autenticação em sistemas públicos ou privados em nome da empresa. Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.
NF-e - O Certificado Digital emissor de NF-e e NFC-e é destinado à emissão de notas fiscais eletrônicas e pode ser atribuído ao funcionário. Isso significa muito mais segurança e controle no processo, porque o empresário pode nomear o responsável por emitir as notas fiscais, sem ter que compartilhar o e-CNPJ da empresa e sua senha.
CT-e - é o Certificado Digital que atribui validade jurídica e garante a autenticidade ao documento de Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas, o qual registra, para fins fiscais, a prestação de serviços de deslocamentos de cargas. É indicado às empresas que possuem frotas para o transporte de cargas (todos os modais devem utilizar o CT-e: aéreo, rodoviário, aquaviário, ferroviário e dutoviário) e pode ser emitido atrelado ao CNPJ da empresa, mas em nome dos funcionários responsáveis pela emissão do documento.