top of page

Como informar valores recebidos a título de lucros e dividendos de sua PJ na Declaração de IR


Se você é sócio de uma empresa e ela teve lucro no ano anterior essa é a hora de prestar contas ao fisco sobre tais valores. Os lucros e dividendos são totalmente isentos de INSS e imposto de renda pessoa física, desde que siga as regras legais(clique aqui para ler matéria completa sobre isso).

Se você já recebeu o Informe de Rendimentos da empresa que lhe presta serviços de Assessoria Contábil segue abaixo passo a passo de como declarar o lucro no programa:

PASSO 01 - Declarar as cotas de capital social da empresa no rol de "Bens e Direitos":

01.A - No programa de declaração IRPF clique na opção "Bens e Direitos" (vide imagem abaixo):

01.B - Clique em "Novo". Ao abrir a tela denominada "Dados do Bem" preencher conforme dados e imagem abaixo:

- Informação 01 - indica o código do bem, que é 32 para cotas de capital social;

- Informação 02 - indica a descrição do bem. Utilizar exemplo de texto abaixo (personalizando aos dados de sua empresa). OBSERVAÇÃO >> se seu Contrato Social não indicar a quantidade cotas basta dividir o valor total das cotas por R$ 1,00.

- Informação 03 - indica valor do bem, ou seja, o valor do capital social que o contribuinte detém.

PASSO 02 - Declarar o valor recebido no ano a título de DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS no rol de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis":

Observação - O Grupo QUALICONT envia a seus clientes um documentos chamado INFORME DE RENDIMENTOS que discrimina no campo " 4. RENDIMENTOS ISENTOS E NÃO TRIBUTÁVEIS" o valor que deve ser informado à Receita Federal.

02.A - No programa de declaração IRPF clique na opção "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" (vide imagem abaixo):

02.B - Clique na opção correspondente (vide opções e imagem abaixo):

"9 - Lucros e dividendos recebido" ou

"13 - Rendimento de sócio ou titular de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, exceto pro labore, aluguéis e serviços prestados" - para o caso de MEI (micro empreendedor individual) ou empresa Simples Nacional sem escrita contábil ou lucro arbitrado;

02.C - Ao clicar no ícone em quaisquer das opções abrirá uma nova tela que deverá ser preenchida conforme instruções e imagem abaixo:

  • Tipo de Beneficiário: optar por "Titular" (obs.: caso sejam declarado também lucros de dependentes deve ser feito um quadro para cada empresa, na opção "Dependente");

  • Beneficiário: indicar nome do contribuinte (quem está fazendo a Declaração);

  • CNPJ da Fonte Pagadora: indicar CNPJ da empresa da qual é sócio;

  • Nome da Fonte Pagadora: Razão Social da empresa da qual é sócio (inserir o nome da sua empresa);

  • Valor: indicar valor do lucro no ano (ver no Informe de Rendimentos que foi enviado pelo Grupo QUALICONT se você for cliente ou sua empresa de Assessoria Contábil).

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page