top of page

Paguei um boleto em duplicidade. O que fazer?


Atendendo orientação da Febraban todos os bancos do Brasil passaram a exigir , desde julho de 2017, que os boletos bancários emitidos por seus clientes fossem realizados pelo modelo "Com Registro". A migração começou ainda em 2007 para boletos com valores igual ou acima de R$ 50 mil. Agora em Setembro/2018 encerra-se o cronograma para emissão de boletos em qualquer valor.

O que é um boleto bancário com registro?

Um boleto bancário nada mais é que um documento, com um código que permite ao banco, identificar para onde o pagamento será creditado, portanto para gerarmos um boleto bastava ir ao banco, fazer nosso cadastro, e ter um sistema que fosse capaz de criar esse código, dentro do formato especificado pelo banco.

Na modalidade SEM REGISTRO, nosso próprio sistema gerava o boleto, e o banco só sabia de sua existência, se o boleto fosse pago. A grande vantagem disso, é que como o banco não sabia dele, até alguém pagar, você lojista, jamais pagaria taxas de EMISSÃO, CANCELAMENTO, ou ALTERAÇÃO.

O que muda no boleto sob modalidade COM REGISTRO é que assim que o seu sistema gera um boleto, ele precisa enviar um arquivo para o banco (chamado de arquivo remessa) dizendo “olha, eu gerei este boleto, anota aí no controle de vocês ok ? ”

Benefícios do boleto bancário com registro.

O boleto bancário COM REGISTRO tem dois principais benefícios:

- É mais seguro do que o modelo anterior pois como o Banco passa a ter antecipadamente as informações de um boleto gerado por uma empresa ou prestador, a possibilidade de você pagar um boleto fraudado é muito menor. Isso significa que se um vírus ou qualquer pessoa tentar alterar aquele boleto, ele se torna um documento inválido e não será aceito no banco.

- Não há como um mesmo boleto COM REGISTRO ser compensado duas vezes. Se você por exemplo pagar um mesmo boleto duas vezes somente o primeiro valor entrará na conta corrente de quem emitiu o boleto. A segunda operação será estornada para sua conta corrente.

Paguei o mesmo boleto duas vezes. O que fazer?

Se você efetuou o pagamento por meio de sua conta bancária o valor do pagamento duplicado (segundo pagamento) será estornado para sua conta em até 48 horas úteis. Se você pagou o boleto por meio de uma lotérica, outros bancos que você não é correntista ou Correios deverá se dirigir à unidade em que fez o pagamento duplicado (velo pelos dias/horários) dos pagamentos em posse dos recibos de pagamento. Nesses casos o valor é estornado para a conta da própria unidade em que foi realizado o pagamento duplicado.

Segundo informações, a partir do fim do cronograma de implantação, em Set/2018, um pagamento duplicado já será identificado no momento do pagamento, evitando qualquer dor de cabeça.

No Grupo QUALICONT emitimos dezenas de boletos registrados diariamente para serviços de cálculos judiciais e já contabilizamos alguns casos nos últimos meses de pagamentos em duplicidade. Em 100% dos casos apenas um dos créditos foi compensado em nossa conta corrente e o último dos dois pagamento efetuado foi devolvido à conta corrente de origem sem qualquer perda ao pagador.

Clique AQUI e leia cartilha completa da Febraban sobre nova plataforma de cobrança e obrigatoriedade de boletos registrados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page